O estudo da história, como o estudo de uma paisagem, deve começar com as características mais conspícuas...Os homens famosos de tempos antigos e modernos são os picos de montanha da história. É lógico então que o estudo da história deve começar com as biografias desses homens.Não só é lógico; também é pedagógico. A experiência tem provado que, para atrair e manter a atenção da criança, cada traço conspícuo da história que lhe é apresentado deve ter um indivíduo central. A criança se identifica com a personagem apresentada. Não é Rômulo, Hércules ou Alexandre que a criança tem na mente quando lê, mas ela mesma, agindo em condições similares.Educadores proeminentes, apreciando essas verdades, há muito reconhecem o valor da biografia como uma preparação para o estudo da história e lhe deram um lugar importante em seu esquema de estudos.A prática anterior em muitas escolas elementares de iniciar o estudo detalhado da história americana sem qualquer conhecimento prévio de história geral limitou a visão do aluno, restringiu suas simpatias e deixou-o sem material para comparações. Além disso, negou-lhe um conhecimento de sua herança do filósofo grego, o legislador romano, o amante teutônico da liberdade. Daí a recomendação tão fortemente encorajada no relatório do Comitê dos Dez - e enfatizou também no relatório do Comitê dos Quinze - que o estudo da história da Grécia, Romana e da Europa moderna, na forma de biografia, deve preceder o estudo de detalhada história americana em nossas escolas primárias, O Comitê dos Dez recomenda um curso de oito anos na história, começando com o quinto ano na escola e continuando até o final do curso de ensino médio. Os primeiros dois anos deste curso são dados inteiramente ao estudo da biografia e da mitologia, o comitê dos quinze recomenda que a história seja ensinada em todas as classes da escola primária e realce o valor da biografia e da história geral.A série de histórias históricas a que pertence este volume foi preparada de acordo com as recomendações precedentes e com a melhor prática das escolas líderes. Tem sido o objetivo dos autores fazer uma história interessante sobre a vida de cada homem e contar essas histórias em um estilo tão simples que os alunos das classes mais baixas os lerão com prazer e tão dignos que poderão ser usados com lucro como Livros de texto para leitura.Os professores que consideram impraticável dar ao estudo da mitologia e da biografia um lugar próprio em um currículo já superlotado geralmente preferem correlacionar a história com a leitura e, para isso, os volumes desta série serão considerados mais desejáveis.O valor das ilustrações dificilmente pode ser superestimado. Eles serão encontrados para superar em número e excelência qualquer coisa até agora oferecido em um livro escolar. Em sua maior parte, eles são reproduções de imagens mundialmente famosas, e por essa razão os nomes dos artistas são geralmente afixados.
John Haaren
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O rei João assinando a Magna Carta |
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